quinta-feira, 17 de junho de 2021

 

Sistema de navegação para cegos através de sensor ultrassônico e motor de vibração


LAVRAS, 2021

 

Mateus Meireles Silva

Ana Laura Teixeira Ramos

 

 



 

Vídeo também disponível através do link: https://www.youtube.com/watch?v=wESgvTAOepY&ab_channel=MATEUSMEIRELESSILVA

 

1 Resumo

Baseado em estudos e pesquisas anteriores, foi comprovado que tecnologias Electronic Travel Aid (ETA) ou  Auxílio Eletrônico de Viagem auxiliam pessoas cegas a se locomoverem. 

Com um intuito de criar um dispositivo de tecnologia ETA, o presente trabalho mostra a construção de um protótipo de auxílio para deficientes visuais, que é baseado em um mapeamento de ambiente através de sensores ultrassônicos e transmissão da posição dos obstáculos para o usuário através de motores de vibração. O circuito utilizou equipamentos como Arduino, sensores HC-sr04, motores de vibração de celulares, servo motor, LEDs, etc, e  foram posicionados em um cinto.

            Vários desafios foram encontrados na construção do protótipo e do código do circuito, o que fizeram com que algumas mudanças fossem tomadas ao decorrer do projeto. Ainda assim, foi possível realizar a construção de um dispositivo útil e funcional, com perspectivas de desenvolvimento e melhoramento futuro para o projeto.

2 Objetivo

            O presente trabalho tem o objetivo de desenvolver um protótipo de um dispositivo  discreto, confortável e de baixo custo que permitirá maior conforto e facilidade de locomoção para pessoas cegas ou com baixa visão. O propósito do dispositivo será auxiliar instrumentos como a bengala ou cão guia, de forma que possam se complementar.

            Além disso, almeja-se o aprendizado da construção prática do circuito, enfatizando conceitos sobre circuitos eletrônicos, sensores ultrassônicos, servo motores, funcionamento do Arduino, linguagem C++, entre outros.

3 Introdução

Pessoas cegas ou com deficiência visual encontram sérios problemas em ter uma vida independente devido a sua pouca percepção do ambiente. Novos ambientes representam um grande desafio para eles perceberem seus arredores sem buscar a ajuda de outras pessoas. A incapacidade de se mover livremente e independentemente pode dificultar a plena integração do indivíduo na sociedade, especialmente quando a perda de visão ocorre após a vida adulta [2].

Dessa forma, se vislumbra claramente a necessidade de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas, seja pela inclusão social ou seja pela implementação de novas tecnologias de acessibilidade. Atualmente, o uso da bengala e de cães guias são muito comuns, entretanto, algumas limitações da bengala envolvem um alcance limitado de varredura (1 a 2 m), dificuldade de uso em locais com muitas pessoas e nenhuma detecção de obstáculos pendentes, enquanto o cuidado constante e o alto custo dos cães-guia podem não agradar a todos as pessoas cegas [3].

            Com o objetivo de melhorar a mobilidade de pessoas cegas ou com baixa visão, existem as tecnologias Electronic Travel Aid (ETA) ou  Auxílio Eletrônico de Viagem, que ajudam os cegos a se moverem livremente em um ambiente, independentemente de suas mudanças dinâmicas [4]. Décadas de pesquisa e uma ampla variedade de protótipos acadêmicos e produtos comerciais mostraram que qualquer tentativa de substituir os  auxiliares primários, como cão-guia e bengala, falhou. O presente trabalho, portanto, mostra uma tecnologia para auxiliar aos métodos convencionais, mas não para substituí-los [3].

As tecnologias ETA estão separadas para ambientes internos e externos. Soluções para configurações internas exploram o mapeamento do ambiente através de câmeras, sensores infravermelhos, sensores de ultrassom, identificação por radiofrequência (RFID), dispositivos de comunicação sem fio, entre outros [4].

 

4 Objeto de Estudo

Visando solucionar e amenizar a dificuldade no cotidiano que parte da população brasileira enfrenta, está sendo proposto a implementação de um sistema de mapeamento espacial ultrassônico informado através de motores de vibração acoplados a um cinto para pessoas com necessidades especiais de visão. O dispositivo foi colocado em um cinto pois esse está em uma altura ideal para identificar diversos tipos de obstáculos.

Baseando-se nas tecnologias que são utilizadas para sensores de localização em ambientes externos e internos [4], foi escolhido a aplicação do sistema de monitoramento espacial estudado neste projeto em ambientes fechados (indoor), tendo em vista principalmente a possibilidade de utilizar com maior assertividade o sensor ultrassônico. 

5 Metodologia

O projeto consiste no mapeamento do ambiente através de sensores de ultrassom, que determinam a distância entre o usuário e o obstáculo. O sensor ultrassônico calcula a distância de um objeto medindo o tempo que leva para a onda sonora ir até o objeto e voltar. Os objetos são detectados independentemente dos níveis de luz ambiente, cor, material e refletividade [6].

A partir da distância medida, um código aplicado no microcontrolador do Arduino permitirá transmitir a informação para o usuário se ele está perto ou longe do objeto através dos motores de vibração. Essa transmissão será feita a partir de pulsos programáveis que diminuem o intervalo entre um pulso e o outro, à medida que o usuário se aproxima do obstáculo.

O protótipo permitirá que a pessoa saiba a direção do obstáculo: frente, esquerda e direita. Serão utilizados 5 sensores ultrassônicos e 3 motores de vibração. Vão ser utilizados três sensores de distância voltados para a frente, um sensor voltado para a esquerda e outro para a direita. Os três primeiros sensores serão responsáveis por detectar obstáculos à frente do usuário, este passará a informação da distância através do motor de vibração, cuja posição se encontra na parte da frente do cinto vestível. Outros dois sensores posicionados na esquerda e na direita passarão a informação de obstáculos nas suas respectivas direções.

Após um estudo sobre a diversidade de móveis ou obstáculos que se pode ter em um ambiente fechado como uma casa, ou uma sala de aula, foi pensado um método para mapear mais amplamente o espaço à frente do usuário. Esse método consiste em rotacionar os três sensores que estão voltados para a frente no eixo z espacial, de forma conjunta e em um certo grau de amplitude. Para que esse movimento de rotação seja possível será utilizado um servomotor em conjunto com uma estrutura onde os sensores estarão posicionados.

 

3.1 Materiais Utilizados



  • Arduíno
  • Protoboard
  • Sensores Ultrassônicos Hc-sr04 (5)
  • Motores de vibração (3)
  • Jumpers Macho-Macho
  • Fios diversos
  • Cinto
  • Velcro
  • Fonte de energia 9V
  • Solda elétrica
  • ServoMotor
  • Estrutura de conexão servo motor X sensores.  





3.2 Montagem teórica do circuito



Primeiramente, o circuito foi formulado e testado na plataforma Tinkercad:







 

 

3.3 Formulação do algoritmo



O algoritmo foi feito de modo a organizar todas as funções do circuito, desde o comando de rotação do servo motor, realizando o cálculo da distância através do sinal emitido pelos sensores ultrassônicos, e transformando a informação da distância em pulsos de vibração para os motores. Isso tudo está organizado no esquema a seguir.

 

 

 

 

 

 





            O algoritmo completo, assim como o circuito teórico feito na plataforma Tinkercad, pode ser visualizado no link exibido no ANEXO I.

 

3.4 Calibragem dos sensores



Antes do circuito ser montado na prática, os sensores foram calibrados para ser obtida a distância mais exata possível do obstáculo. Esse processo de calibragem foi feito a partir de um código simples de cálculo da distância enviado ao Arduino. Assim, ao colocar um objeto a uma medida pré-estabelecida à frente do sensor, essa medida era comparada à distância fornecida pelo programa criado. O código utilizado considerou uma distância para a velocidade do som bem precisa, o que possibilitou a obtenção de distâncias exatas.



3.5 Montagem do circuito final



Para a montagem do circuito final, primeiramente foi feita a marcação de onde todos os componentes seriam posicionados no cinto, assim foi feita a medição do tamanho dos fios. Deixando os fios um pouco maiores que o necessário, as extremidades foram desencapadas e soldadas nos componentes.





Para os motores de vibração, foram feitos pequenos suportes para que ele fosse colado ao cinto, como mostrado na figura abaixo:


 


    A fixação dos componentes no cinto foi feita através de velcro, colado com cola quente no cinto e nos sensores e motores. A estrutura que une os três sensores da frente e o servo motor foi feita utilizando

papel cartão, elásticos, fita isolante e um arame 0,5mm como na figura abaixo:

 

 

 


 

 

 




 

Desta forma, ao unir todos os componentes, o circuito final ficou da seguinte maneira:

 

 


 





6 Resultados



Um teste foi realizado por um integrante do grupo, ao tentar se locomover tendo seus olhos vendados. Os resultados do experimento foram satisfatórios, visto que o dispositivo funcionou da maneira como era esperada.

Em relação ao conforto o aparelho precisa de novas versões. A grande quantidade de fios precisa ser melhor projetada. Ou mudar no diâmetro dos fios ou na flexibilidade dos mesmos, para que pudessem ser mais facilmente dispostos e escondidos. Outro detalhe referente ao fio, é na parte traseira do cinto, muitos fios ficaram à mostra e com um certo volume se projetando nas costas do usuário, isso pode prejudicar na locomoção em certos ambientes. Além do mais, para se colocar o cinto se demanda boa prática, pois qualquer descuido pode prejudicar o circuito. 

O mapeamento do ambiente foi parcialmente efetivo, percebe-se que para que seja possível andar seguramente com o dispositivo é necessário vários testes práticos de situações reais. 

7 Análises e Conclusões



Para o futuro do dispositivo, a estrutura frontal necessita de uma atualização, tanto de uma projeção para uma melhor rotação quanto um material mais resistente e encaixes mais seguros. Os fios que saem da frente precisam de uma melhor organização e manufatura. O material ideal para reforçar a estrutura frontal é o plástico.

Outro detalhe passível de análise é o fato de que existem alguns pontos cegos na direção que a pessoa anda e a direção que o sensor mapeia, por isso seria ideal a utilização ou de mais sensores cobrindo os pontos cegos ou de uma ampliação da movimentação dos radares, incluindo novos eixos de rotação. Outros componentes que faltam ao dispositivo é uma bateria e um Arduino Nano no lugar do atual Arduino Uno.

Em termos práticos a maior dificuldade encontrada foi a soldagem de pequenos fios. Essa soldagem foi complicada pela disposição de ferramentas de apoio, já que era apenas um indivíduo fazendo a montagem experimental. 

Uma possibilidade para o futuro, baseado na própria capacidade do arduíno é um sistema de reconhecimento e diferenciação entre seres vivos e obstáculos inanimados. Ademais, é necessário implementar Micro ServoMotores também aos sensores laterais.  Por último, outra implementação futura é o uso de um sistema inteligente que crie um banco de dados a partir de padrões existentes da disposição de obstáculos dentro de ambientes fechados.

O projeto permitiu a saída de um campo estritamente teórico, onde não havia noção de desafios práticos de um projeto de física, tanto em relação à montagem do algoritmo quanto do circuito ao cinto.

 

8 Custos



* Esses materiais foram conseguidos ou através de doações ou nós já os possuíamos.

9 Cronograma



 

10 Bibliografia

[1] https://educa.ibge.gov.br/jovens/conheca-o-brasil/populacao/20551-pessoas-com-deficiencia.html

[2] GANZ, Aura et al. PERCEPT indoor navigation system for the blind and visually impaired: architecture and experimentation. International journal of telemedicine and applications, v. 2012, 2012.

[3] VELÁZQUEZ, Ramiro et al. An outdoor navigation system for blind pedestrians using GPS and tactile-foot feedback. Applied Sciences, v. 8, n. 4, p. 578, 2018.

[4] AL-FAHOUM, Amjed S.; AL-HMOUD, Heba B.; AL-FRAIHAT, Ausaila A. A smart infrared microcontroller-based blind guidance system. Active and Passive Electronic Components, v. 2013, 2013.

[5] KAY, Leslie. A sonar aid to enhance spatial perception of the blind: engineering design and evaluation. Radio and Electronic Engineer, v. 44, n. 11, p. 605-627, 1974.

[6] RAM, Sunita; SHARF, Jennie. The people sensor: a mobility aid for the visually impaired. In: Digest of Papers. Second International Symposium on Wearable Computers (Cat. No. 98EX215). IEEE, 1998. p. 166-167.



[7] SHOVAL, Shraga; BORENSTEIN, Johann; KOREN, Yoram. Auditory guidance with the navbelt-a computerized travel aid for the blind. IEEE Transactions on Systems, Man, and Cybernetics, Part C (Applications and Reviews), v. 28, n. 3, p. 459-467, 1998.



[8] MILIOS, Evangelos et al. Sonification of range information for 3-D space perception. IEEE Transactions on Neural Systems and Rehabilitation Engineering, v. 11, n. 4, p. 416-421, 2003.



[9] MAGATANI, Kazushige; SAWA, Koji; YANASHIMA, Kenji. Development of the navigation system for the visually impaired by using optical beacons. In: 2001 Conference Proceedings of the 23rd Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society. IEEE, 2001. p. 1488-1490.



[10] MEIJER, Peter BL. An experimental system for auditory image representations. IEEE transactions on biomedical engineering, v. 39, n. 2, p. 112-121, 1992.



[11] N. G. Bourbakis and D. Kavraki, “An intelligent assistant for navigation of visually impaired people,” in Proceedings of the 2001 IEEE 2nd International Symposium on Bioinformatics and Bioengineering Conference, pp. 230–235, IEEE, 2001.



[12] SAINARAYANAN, Gopala; NAGARAJAN, R.; YAACOB, Sazali. Fuzzy image processing scheme for autonomous navigation of human blind. Applied Soft Computing, v. 7, n. 1, p. 257-264, 2007.



[13] FANG, Z. G. et al. AudioMan: design and implementation of environmental information data mapping. Chinese Journal of Ergonomics, v. 2, 2007.



[14] NIE, Min et al. SoundView: an auditory guidance system based on environment understanding for the visually impaired people. In: 2009 Annual International Conference of the IEEE Engineering in Medicine and Biology Society. IEEE, 2009. p. 7240-7243. 



[15] HAMEED, Sarmad et al. Arduino based radar system. 2019.

 

 

ANEXO IO circuito teórico na plataforma Tinkercad e o algoritmo completo utilizado pode ser acessado no seguinte link:

https://www.tinkercad.com/things/hDnsGBMwqZE-copy-of-montagem-do-circuito/editel?sharecode=oJNMSbobLaRW8la0moV760GwNoa0fYRA9OYO2l5TB_Y