Projeto para alarme de automóvel em condições indesejadas
Bruno Carvalho Magalhães
Giovanna Miriam Dos Reis Castro
Pedro Henrique Ázara de Almeida
Disciplina: Projetos em Eletrônica Digital
Lavras - MG, Fevereiro de 2025
Índice
- Resumo
- Introdução
- Metodologia
- Portas Lógicas Utilizadas
- Tabela Verdade
- Mapa de Karnaugh e Expressão Booleana
- Implementação com Portas Lógicas
- Implementação com Flip-Flop JK
- Resultados e Discussão
- Conclusão
- Bibliografia
- Anexos
Resumo
O experimento consiste no desenvolvimento de um sistema de alarme automotivo que monitora três condições principais: o estado da porta do motorista, a ignição e os faróis. O objetivo é ativar um LED de alarme sempre que uma condição indesejada for detectada, como faróis ligados com a ignição desligada ou porta aberta com a ignição ligada. O projeto foi implementado utilizando portas lógicas básicas (AND, OR, NOT) e um Flip-Flop JK para garantir a confiabilidade do sistema. Os resultados obtidos foram consistentes com a tabela verdade a partir da expressão booleana derivada, demonstrando a eficácia do circuito proposto.
Introdução
A segurança veicular é uma preocupação crescente, especialmente com o aumento de furtos e roubos de automóveis. Sistemas de alarme automotivo são essenciais para proteger veículos contra acessos não autorizados e condições de uso inadequadas. Este projeto visa desenvolver um circuito de alarme que detecta situações indesejadas, como faróis ligados com a ignição desligada ou porta aberta com a ignição ligada, ativando um alarme para alertar o usuário.
O circuito foi projetado utilizando conceitos fundamentais de eletrônica digital, como tabelas verdade, Mapas de Karnaugh e portas lógicas. Veja o diagrama do circuito na figura abaixo, que inclui três entradas: Porta (P
), Ignição (I
) e Faróis (F
). O alarme é ativado quando uma das condições indesejadas é detectada, conforme descrito na tabela verdade.
Descrição do Circuito
O circuito possui três entradas:
- Porta (P): Aberta (
1
) ou Fechada (0
) - Ignição (I): Ligada (
1
) ou Desligada (0
) - Faróis (F): Ligados (
1
) ou Desligados (0
)
O alarme é ativado quando:
- Os faróis estão ligados (
F = 1
) e a ignição está desligada (I = 0
). - A porta está aberta (
P = 1
) e a ignição está ligada (I = 1
).
Metodologia
Materiais
- Multímetro
- Protoboard
- Jumpers
- Fonte 5V
- Porta lógica AND
- Porta lógica OR
- Porta lógica NOR
- Flip-Flop JK
- Resistores 220 Ω, 10 kΩ, 110 Ω
Procedimento Experimental
- Definição das variáveis de entrada:
P
: Porta do motorista (0
: Aberta,1
: Fechada)I
: Ignição (0
: Desligada,1
: Ligada)F
: Faróis (0
: Desligados,1
: Ligados)
- Criação da tabela verdade, que mostra todas as combinações possíveis das entradas e a saída desejada (Alarme).
- Obtenção da expressão booleana utilizando o Mapa de Karnaugh.
- Implementação do circuito lógico utilizando portas AND, OR e NOR.
- Montagem do circuito na protoboard e teste do funcionamento.
- Implementação do Flip-Flop JK para construir um switch para cada uma das entradas (
F
,I
,P
).
Portas Lógicas Utilizadas
Porta AND
A porta AND (A · B
) só retorna 1
quando todas as entradas são 1
; caso contrário, a saída será 0
.
Entrada A |
Entrada B |
Saída A · B |
---|---|---|
0 | 0 | 0 |
0 | 1 | 0 |
1 | 0 | 0 |
1 | 1 | 1 |
Porta OR
A porta OR (A + B
) retorna 1
se pelo menos uma das entradas for 1
.
Entrada A |
Entrada B |
Saída A + B |
---|---|---|
0 | 0 | 0 |
0 | 1 | 1 |
1 | 0 | 1 |
1 | 1 | 1 |
Porta NOT
A porta NOT (¬X
) inverte o sinal lógico: se a entrada for 1
, a saída será 0
e vice-versa.
Entrada (X ) |
Saída (¬X ) |
---|---|
0 | 1 |
1 | 0 |
Porta NOR
A porta NOR combina a operação OR seguida de uma inversão, retornando 1
somente se todas as entradas forem 0
.
Tabela Verdade
A tabela verdade do sistema é definida como:
Porta (P ) |
Ignição (I ) |
Faróis (F ) |
Alarme (A ) |
---|---|---|---|
0 | 0 | 0 | 0 |
0 | 0 | 1 | 1 |
0 | 1 | 0 | 0 |
0 | 1 | 1 | 0 |
1 | 0 | 0 | 0 |
1 | 0 | 1 | 1 |
1 | 1 | 0 | 1 |
1 | 1 | 1 | 1 |
Mapa de Karnaugh e Expressão Booleana
O mapa de Karnaugh correspondente é mostrado na tabela abaixo, permitindo encontrar a expressão simplificada da função lógica do alarme.
A expressão booleana simplificada obtida a partir do mapa de Karnaugh para a saída do alarme é:
A = PI + F¬I
Onde:
¬I
representa a negação da ignição;F
indica os faróis ligados;P
indica a porta aberta.
Implementação com Portas Lógicas
A equação booleana pode ser implementada utilizando portas lógicas (AND, OR e NOT), conforme ilustrado no diagrama abaixo.
Elementos utilizados:
- Porta NOT para inverter a entrada
I
. - Portas AND para calcular
F¬I
ePI
. - Porta OR para combinar os resultados das portas AND.
Implementação com Flip-Flop JK
Para aumentar a confiabilidade, foi utilizado um Flip-Flop JK para armazenar o estado do alarme. A tabela de transição do Flip-Flop JK é apresentada a seguir:
J | K | Q(n) | Q(n+1) |
---|---|---|---|
0 | 0 | Q | Q |
0 | 1 | Q | 0 |
1 | 0 | Q | 1 |
1 | 1 | Q | ¬Q |
O Flip-Flop é acionado para manter o alarme ativado até que a condição de perigo seja resolvida, funcionando como um dispositivo de armazenamento de dados para implementar lógica sequencial. A saída ¬Q
do Flip-Flop JK foi conectada à entrada J
e sua negação à entrada K
, permitindo que o Flip-Flop opere como um switch controlado pela entrada Clock. (Observação: a porta NOT também foi implementada utilizando uma porta NOR, aproveitando o fato de que conectar a mesma entrada em uma porta NOR resulta em sua inversão.)
Resultados e Discussão
Resultados
O circuito de alarme automotivo foi testado em diversas condições, conforme a tabela verdade. Os resultados obtidos foram consistentes com o esperado, demonstrando que o circuito funciona corretamente para todas as combinações de entrada. O uso do Flip-Flop JK garantiu que o alarme permanecesse ativado até que a condição de perigo fosse resolvida, aumentando a confiabilidade do sistema.
Vídeo que mostra o funcionamento básico das situações
Discussão
O projeto apresentou desafios, como a necessidade de evitar a ativação do alarme em condições normais de uso do veículo. A simplificação da expressão booleana utilizando o Mapa de Karnaugh foi essencial para reduzir a complexidade do circuito e garantir sua eficiência. O emprego de portas lógicas básicas e do Flip-Flop JK mostrou-se adequado para a implementação do botão switch no sistema de alarme.
Figura 10: Funcionamento do Flip-Flop J-K para um do tipo D, para funcionar como botão switch
Conclusão
O circuito de alarme para automóvel foi projetado e implementado com sucesso, utilizando portas lógicas AND, OR e NOT para detectar as condições de ativação do alarme. O circuito demonstrou funcionamento de acordo com a tabela verdade e a expressão booleana derivada. Este projeto exemplifica a aplicação prática de conceitos de eletrônica digital para resolver problemas de engenharia.
Para aprimorar o projeto, uma possível melhoria seria a fabricação de uma Placa de Circuito Impresso (PCB), o que tornaria as conexões mais organizadas, confiáveis e menos suscetíveis a falhas. A utilização da protoboard, embora prática para testes iniciais, apresenta desafios como fuga de corrente devido ao grande número de jumpers, impactando a estabilidade do sistema.
Além disso, o projeto pode ser aprimorado com a integração de um temporizador utilizando o CI 555, em conjunto com um buzzer, permitindo um alarme sonoro com duração controlada. No modo astável, o CI 555 também possibilitaria a variação da frequência do som, tornando o alerta mais perceptível e eficiente.
Bibliografia
- https://embarcados.com.br/portas-logicas/#Porta-Logica-NOT
- https://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=SN5432
- https://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=SN54LS11, SN54S11, SN74LS11, SN74S11
- https://www.ti.com/product/CD4027B?qgpn=cd4027b
- https://www.ti.com/product/CD4001B?qgpn=cd4001B