domingo, 9 de fevereiro de 2025

Alarme para automoveis em condições indesejadas


Projeto para alarme de automóvel em condições indesejadas

Bruno Carvalho Magalhães
Giovanna Miriam Dos Reis Castro
Pedro Henrique Ázara de Almeida

Disciplina: Projetos em Eletrônica Digital

Lavras - MG, Fevereiro de 2025


Índice

  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Metodologia
  4. Portas Lógicas Utilizadas
  5. Tabela Verdade
  6. Mapa de Karnaugh e Expressão Booleana
  7. Implementação com Portas Lógicas
  8. Implementação com Flip-Flop JK
  9. Resultados e Discussão
  10. Conclusão
  11. Bibliografia
  12. Anexos

Resumo

O experimento consiste no desenvolvimento de um sistema de alarme automotivo que monitora três condições principais: o estado da porta do motorista, a ignição e os faróis. O objetivo é ativar um LED de alarme sempre que uma condição indesejada for detectada, como faróis ligados com a ignição desligada ou porta aberta com a ignição ligada. O projeto foi implementado utilizando portas lógicas básicas (AND, OR, NOT) e um Flip-Flop JK para garantir a confiabilidade do sistema. Os resultados obtidos foram consistentes com a tabela verdade a partir da expressão booleana derivada, demonstrando a eficácia do circuito proposto.

Introdução

A segurança veicular é uma preocupação crescente, especialmente com o aumento de furtos e roubos de automóveis. Sistemas de alarme automotivo são essenciais para proteger veículos contra acessos não autorizados e condições de uso inadequadas. Este projeto visa desenvolver um circuito de alarme que detecta situações indesejadas, como faróis ligados com a ignição desligada ou porta aberta com a ignição ligada, ativando um alarme para alertar o usuário.

O circuito foi projetado utilizando conceitos fundamentais de eletrônica digital, como tabelas verdade, Mapas de Karnaugh e portas lógicas. Veja o diagrama do circuito na figura abaixo, que inclui três entradas: Porta (P), Ignição (I) e Faróis (F). O alarme é ativado quando uma das condições indesejadas é detectada, conforme descrito na tabela verdade.





Figura 1: Diagrama do circuito de alarme automotivo.

Descrição do Circuito

O circuito possui três entradas:

  • Porta (P): Aberta (1) ou Fechada (0)
  • Ignição (I): Ligada (1) ou Desligada (0)
  • Faróis (F): Ligados (1) ou Desligados (0)

O alarme é ativado quando:

  1. Os faróis estão ligados (F = 1) e a ignição está desligada (I = 0).
  2. A porta está aberta (P = 1) e a ignição está ligada (I = 1).

Metodologia

Materiais

  • Multímetro
  • Protoboard
  • Jumpers
  • Fonte 5V
  • Porta lógica AND
  • Porta lógica OR
  • Porta lógica NOR
  • Flip-Flop JK
  • Resistores 220 Ω, 10 kΩ, 110 Ω

Procedimento Experimental

  1. Definição das variáveis de entrada:
    • P: Porta do motorista (0: Aberta, 1: Fechada)
    • I: Ignição (0: Desligada, 1: Ligada)
    • F: Faróis (0: Desligados, 1: Ligados)
  2. Criação da tabela verdade, que mostra todas as combinações possíveis das entradas e a saída desejada (Alarme).
  3. Obtenção da expressão booleana utilizando o Mapa de Karnaugh.
  4. Implementação do circuito lógico utilizando portas AND, OR e NOR.
  5. Montagem do circuito na protoboard e teste do funcionamento.
  6. Implementação do Flip-Flop JK para construir um switch para cada uma das entradas (F, I, P).

Portas Lógicas Utilizadas

Porta AND

A porta AND (A · B) só retorna 1 quando todas as entradas são 1; caso contrário, a saída será 0.

Tabela verdade da porta AND
Entrada A Entrada B Saída A · B
0 0 0
0 1 0
1 0 0
1 1 1


Figura 2: Porta Lógica AND, C = A * B

Porta OR

A porta OR (A + B) retorna 1 se pelo menos uma das entradas for 1.

Tabela verdade da porta OR
Entrada A Entrada B Saída A + B
0 0 0
0 1 1
1 0 1
1 1 1

Figura 3: Porta Lógica OR, C = A + B

Porta NOT

A porta NOT (¬X) inverte o sinal lógico: se a entrada for 1, a saída será 0 e vice-versa.

Tabela verdade da porta NOT
Entrada (X) Saída (¬X)
0 1
1 0

Figura 4: Porta Lógica NOT

Porta NOR

A porta NOR combina a operação OR seguida de uma inversão, retornando 1 somente se todas as entradas forem 0.


Figura 5: Porta Lógica NOR

Tabela Verdade

A tabela verdade do sistema é definida como:

Porta (P) Ignição (I) Faróis (F) Alarme (A)
0 0 0 0
0 0 1 1
0 1 0 0
0 1 1 0
1 0 0 0
1 0 1 1
1 1 0 1
1 1 1 1

Mapa de Karnaugh e Expressão Booleana

O mapa de Karnaugh correspondente é mostrado na tabela abaixo, permitindo encontrar a expressão simplificada da função lógica do alarme.


A expressão booleana simplificada obtida a partir do mapa de Karnaugh para a saída do alarme é:

A = PI + F¬I

Onde:

  • ¬I representa a negação da ignição;
  • F indica os faróis ligados;
  • P indica a porta aberta.

Implementação com Portas Lógicas

A equação booleana pode ser implementada utilizando portas lógicas (AND, OR e NOT), conforme ilustrado no diagrama abaixo.


Figura 6: Diagrama lógico do circuito.

Elementos utilizados:

  • Porta NOT para inverter a entrada I.
  • Portas AND para calcular F¬I e PI.
  • Porta OR para combinar os resultados das portas AND.

Implementação com Flip-Flop JK

Para aumentar a confiabilidade, foi utilizado um Flip-Flop JK para armazenar o estado do alarme. A tabela de transição do Flip-Flop JK é apresentada a seguir:

J K Q(n) Q(n+1)
0 0 Q Q
0 1 Q 0
1 0 Q 1
1 1 Q ¬Q

O Flip-Flop é acionado para manter o alarme ativado até que a condição de perigo seja resolvida, funcionando como um dispositivo de armazenamento de dados para implementar lógica sequencial. A saída ¬Q do Flip-Flop JK foi conectada à entrada J e sua negação à entrada K, permitindo que o Flip-Flop opere como um switch controlado pela entrada Clock. (Observação: a porta NOT também foi implementada utilizando uma porta NOR, aproveitando o fato de que conectar a mesma entrada em uma porta NOR resulta em sua inversão.)



Figura 7: Diagrama da lógica de funcionamento do Flip-Flop JK.

Resultados e Discussão

Resultados

O circuito de alarme automotivo foi testado em diversas condições, conforme a tabela verdade. Os resultados obtidos foram consistentes com o esperado, demonstrando que o circuito funciona corretamente para todas as combinações de entrada. O uso do Flip-Flop JK garantiu que o alarme permanecesse ativado até que a condição de perigo fosse resolvida, aumentando a confiabilidade do sistema.

                    

                  Vídeo que mostra o funcionamento básico das situações


 
Figura 8 : Circuito e sua montagem na protoboard


Figura 9: Base do circuito sem os Flip-Flops para o funcionamento do alarme 

Discussão

O projeto apresentou desafios, como a necessidade de evitar a ativação do alarme em condições normais de uso do veículo. A simplificação da expressão booleana utilizando o Mapa de Karnaugh foi essencial para reduzir a complexidade do circuito e garantir sua eficiência. O emprego de portas lógicas básicas e do Flip-Flop JK mostrou-se adequado para a implementação do botão switch no sistema de alarme.

                        

              Figura 10: Funcionamento do Flip-Flop J-K para um do tipo D, para funcionar como  botão switch

Conclusão

O circuito de alarme para automóvel foi projetado e implementado com sucesso, utilizando portas lógicas AND, OR e NOT para detectar as condições de ativação do alarme. O circuito demonstrou funcionamento de acordo com a tabela verdade e a expressão booleana derivada. Este projeto exemplifica a aplicação prática de conceitos de eletrônica digital para resolver problemas de engenharia.  

Para aprimorar o projeto, uma possível melhoria seria a fabricação de uma Placa de Circuito Impresso (PCB), o que tornaria as conexões mais organizadas, confiáveis e menos suscetíveis a falhas. A utilização da protoboard, embora prática para testes iniciais, apresenta desafios como fuga de corrente devido ao grande número de jumpers, impactando a estabilidade do sistema.

Além disso, o projeto pode ser aprimorado com a integração de um temporizador utilizando o CI 555, em conjunto com um buzzer, permitindo um alarme sonoro com duração controlada. No modo astável, o CI 555 também possibilitaria a variação da frequência do som, tornando o alerta mais perceptível e eficiente.


                          

Bibliografia

  1. https://embarcados.com.br/portas-logicas/#Porta-Logica-NOT
  2. https://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=SN5432
  3. https://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=SN54LS11, SN54S11, SN74LS11, SN74S11
  4. https://www.ti.com/product/CD4027B?qgpn=cd4027b
  5. https://www.ti.com/product/CD4001B?qgpn=cd4001B

Anexos


Figura 11: Datasheet da porta lógica OR


Figura 12: Datasheet da porta lógica AND


Figura 13: Datasheet do Flip-Flop J-K


Figura 14: Datasheet da porta lógica NOR