terça-feira, 3 de maio de 2022

Sistema de Irrigação Automática


                                                  Sistema de Irrigação Automática


LARISSA MACHADO RODRIGUES MONTEIRO

RAFAEL CUSTÓDIO RIBEIRO DE NOVAES

PAULO CÉSAR FURUMOTO SILVA



Introdução

Irrigação é uma técnica que objetiva o fornecimento de água para plantas na quantidade ideal de forma que estas possam se desenvolver de forma adequada. O sistema de irrigação automático gera água na quantidade exata que as plantas precisam. Logo, não é necessária a influência humana ou das chuvas para deixá-las úmidas. Este trabalho consiste no projeto de um sistema automatizado de irrigação para plantas caseiras visando garantir a sobrevivência das plantas e o uso eficiente da água. O sistema utiliza informações provenientes de sensores de umidade para controlar o processo de irrigação.

Motivação

Atualmente as pessoas passam a maior parte do seu dia fora de suas casas, além de, eventualmente, deixarem suas casas por longos períodos devido a eventos esporádicos, como viagens e férias. Por esse motivo, muitas plantas caseiras acabam sofrendo os efeitos da falta de água e acabam até mesmo morrendo em algumas circunstâncias. Com o desenvolvimento de um sistema de irrigação utilizando a plataforma arduino possibilitará o monitoramento automático permitindo que usuários do sistema não tenham preocupação com os horários e com a quantidade de água a ser aplicada.

Objetivos

Desenvolver um sistema de irrigação automatizado que possa monitorar e controlar a umidade de plantas caseiras baseado na tecnologia Arduino, podendo assim oferecer ao usuário dados de monitoramento e automatizar as tarefas. Além disso, espera-se obter o entendimento da estrutura, modos de aplicação, benefícios, funcionamento e uso desta tecnologia juntamente com sistemas de irrigações e sensores.

Materiais utilizados

• Módulo sensor de solo;

• Válvula Solenóide;

• Arduino Uno;

• Protoboard;

• Fonte externa de 12 V DC;

• Jumpers e cabo USB;

• Módulo Relé 5V;

• Margarida;

Código utilizado:

#define pinDigital 13

#define pinAnalog 0

#define pinRelay 7

float AnalogOutput = 0;

float voltage = 0;

int LeituraSensor = 0;

// the setup routine runs once when you press reset:

void setup() {

pinMode(pinDigital, INPUT);

pinMode(pinRelay, OUTPUT);

Serial.begin(9600);

}

// the loop routine runs over and over again forever:

void loop() {

AnalogOutput = analogRead(pinAnalog);

LeituraSensor = digitalRead(pinDigital);

float voltage = AnalogOutput * (5.0 / 1023.0);

Serial.println("Sainda analog");

Serial.println(voltage);

Serial.println("Sainda digital");

Serial.println(LeituraSensor);

if(LeituraSensor == HIGH)

digitalWrite(pinRelay,LOW);

else

digitalWrite(pinRelay,HIGH);

delay(2000);

}


Conclusão

Depois dos primeiros testes realizados com o protótipo do sistema de irrigação desenvolvido ficou clara a possibilidade da criação de um produto utilizando as tecnologias estudadas. Foi possível observar a exatidão do sensor, da válvula solenóide e a capacidade de processamento do Arduino. Desta forma, pode-se afirmar que este trabalho atende aos objetivos estabelecidos ainda na fase de projeto.